Projeto de Lei permite regularização de núcleos urbanos informais existentes até 2022

Projeto de Lei permite regularização de núcleos urbanos informais existentes até 2022

Está em andamento na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 415/2023, proposto pela Deputada Federal Yandra Moura, que tem como objetivo regularizar áreas urbanas informais comprovadamente existentes até 31/12/2022. O projeto prevê a isenção de custas cartoriais para a regularização de núcleos ocupados majoritariamente por pessoas de baixa renda, conhecido como REURB-S.

Além disso, o projeto permite que pessoas de baixa renda que residiam gratuitamente em imóveis da União até 31 de dezembro de 2022 possam transferir a propriedade para o seu nome de forma gratuita. Também autoriza estados e municípios a venderem imóveis situados em áreas públicas ocupadas até a mesma data, sem necessidade de licitação. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) poderá regularizar os assentados que subdividiram ou unificaram lotes em projetos de assentamentos criados até 31 de dezembro de 2020.

A proposta visa oferecer uma nova oportunidade de regularização fundiária para áreas urbanas e rurais informais, considerando que a data limite anteriormente prevista era 22 de dezembro de 2016. A falta de instrumentos de fiscalização ao longo das décadas resultou em muitos núcleos urbanos e rurais informais consolidados, o que dificulta a reversão desse problema.

Os projetos de lei serão analisados pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: IRIB, com informações da Agência Câmara de Notícias.

compartilhe

Posts relacionados

Quem pode requerer a REURB?

A Reurb (Regularização Fundiária Urbana) é um instrumento que tem como objetivo regularizar assentamentos irregulares em áreas urbanas, garantindo o direito à moradia digna e

Leia mais »

REURB e as 4 áreas envolvidas

A Regularização Fundiária é um processo complexo que envolve diversas áreas, com o objetivo de promover a regularização das áreas informais, garantindo a inclusão social,

Leia mais »